Um pouco de tudo sobre tudo!
Entenda protesto dos agricultores na Alemanha
Agricultores da Alemanha estão nas ruas como forma de protesto ao plano do governo de revogar as isenções fiscais sobre o diesel utilizado na agricultura. Só em Munique, a polícia disse ter acompanhado cerca de 5.500 tratores em direção à cidade. Também em Berlim, quase 600 tratores ficaram paralisados nas imediações do Portão de Brandemburgo.
Uma das decisões do governo alemão para tentar realocar o montante bilionário para os próximos anos foi cortar o subsídio ao diesel adquirido para a atividade rural. Como resposta, agricultores bloquearam com tratores estradas e rodovias em diferentes estados da Alemanha.
Por que os agricultores se manifestam?
Em dezembro de 2021, o governo alemão concordou com uma manobra orçamental para que 60 bilhões de euros de crédito sem utilização, destinados para ajudar a combater os efeitos da pandemia de Covid-19, fossem realocados para o chamado fundo para o clima e a transformação (KTF). Este é um fundo especial, separado do orçamento normal do Estado, que financia medidas relacionadas à mudança climática.
Em novembro de 2023, o Tribunal Superior da Alemanha anulou a decisão de redirecionar financiamento da Covid, considerando a ação como inconstitucional. Como resultado, o orçamento do governo para a ação climática agora necessita 60 bilhões de euros – e isso recaiu sobre o setor agropecuário.
Estão previstas também ações de protesto em outras cidades da Alemanha.
No último dia 04 (janeiro), cerca de 300 agricultores impediram o ministro da Economia e vice-chanceler federal da Alemanha, Robert Habeck, de desembaracar de uma balsa na cidade de Schlüttsiel, no litoral norte da Alemanha. Ele precisou desistir e voltar ao local de embarque.
O Ministro das Finanças, Christian Lindner, já anunciou a sua intenção de falar com os agricultores.